04 passos para uma vida sustentável
Pequenos gestos podem fazer uma grande diferença
Dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas você sabe porque ele foi criado? O objetivo principal é chamar a atenção da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais e também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente. Assim, propomos a você um desafio: que tal se tornar um agente ativo? Ter uma vida que cause menos impacto no meio ambiente não é tão difícil quanto todo mundo pensa. Confira a seguir os 04 passos que ajudarão a preservar a Terra para as próximas gerações.
01. Economize água:
Para termos água potável por mais tempo, não adianta: é preciso poupar. Então, nada de ficar no chuveiro pensando na vida. Que tal fechar a torneira enquanto se ensaboa ou escova os dentes? Outra ação importante é chamar um profissional para identificar vazamentos em casa. Para se ter uma ideia, uma torneira pingando uma gota por segundo chega a desperdiçar 46 litros de água em um dia.
02. Separe o lixo:
Resíduos orgânicos podem inutilizar o que é reciclável caso os dois se misturem. Evitar que isso ocorra não é difícil! Reserve um cesto de lixo para o material seco – vidros, plásticos, latas de alumínio, papéis, embalagens longa vida etc – para outro cesto devem ir os chamados resíduos úmidos, como restos de comida. Esse simples procedimento facilita todo o processo de reciclagem e também o trabalho dos catadores que muitas vezes sobrevivem do que conseguem no lixo.
03. Dependa menos do carro:
Sabemos que muitas vezes o seu automóvel é um facilitador. Mas antes de pegar a chave, faça a seguinte pergunta: existe outra alternativa para me levar ao meu destino? Pedalar, pedir carona a um amigo e até “mexer o esqueleto” em uma caminhada são maneiras eficazes de reduzir a emissão de CO2.
04. Ilumine de forma consciente:
Quando as lâmpadas de casa queimarem, já sabe, troque-as pelas ecológicas. As lâmpadas fluorescentes consomem 75% menos energia e duram de 6 a 10 vezes mais do que as incandescentes. Já as de LED podem economizar até 95% de energia e ter durabilidade 70 vezes maior.
Por Jessica Marques.