10 cadeiras ou poltronas icônicas
Modelos que fizeram história.
Selecionamos 10 modelos de cadeiras ou poltronas icônicas, que fizeram parte da história do design e da arquitetura pra vocês conhecerem melhor. Não foi uma tarefa fácil, pois existem diversos modelos que marcaram por seu design contemporâneo e inusitado, e nada como uma peça famosa para compor e fazer brilhar um ambiente não é?
01 – Poltrona Bolha: Eero Aarnio
Projetada por Eero Aarnio em 1968, um designer finlandês conhecido por projetar mobiliários famosos da década de 60, a poltrona bolha é suspensa por cabo, podendo ser usada como balanço. Pode ser usada em salas, quartos e varandas, por ser de acrílico trás leveza e parece flutuar como uma bolha de sabão pelo ambiente.
02 – Poltrona Egg: Arne Jacobsen
Em 1958 foi criada a poltrona Egg, um clássico do mobiliário projetada pelo arquiteto Arne Jacobsen para o Hotel Royal em Copenhague que logo ganhou o mundo. A mesma possui esse nome pelo seu formato que lembra claramente um ovo. Ela é tão famosa que quando fez 50 anos de criação ganhou 999 versões do “ovo”. Por ter seu design diferenciado ela pode ser usada em vários lugares, como recepções, quartos e salas.
03 – Poltrona Swan: Arne Jacobsen
A poltrona Swan, conhecida como Cisne assim como a Egg foi criada pelo Arne Jacobsen também em 1958 para o Hotel Royal. É uma poltrona giratória, que pode ser encontrada em várias cores e possui também a versão em couro, a original custa em média $ 4.000,00 euros e compõe perfeitamente em qualquer ambiente.
04 – Poltrona Eames lounge and Ottoman: Charles e Ray Eames
Em 1956 o arquiteto Charles Eames e sua esposa Ray criavam o que seria uma de suas obras mais importantes, a Poltrona Eames Lounge e Ottoman. Feita com madeira laminada colada moldada sob pressão e couro, levou anos de estudo para que ela chegasse na forma ideal, sendo liberada assim para a venda. Exemplos deste modelos fazem parte do acervo permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.
05 – Cadeira Eames Eiffel: Charles e Ray Eames
Projetada em 1948 também pelo Arquiteto Charles Eames e sua esposa, esta cadeira faz parte das cadeiras icônicas do século XX. Feita em acrílico possui a versão de cadeira de balanço, e podem ou não ter os pés de madeira. A linha original possui várias cores. A mesma possui esse nome por causa dos pés metálicos com uma estrutura entrelaçada lembrando a Torre Eiffel.
06 – Cadeira Borboleta: Grupo Austral
A cadeira borboleta é uma releitura da Paragon de 1870, porém a cadeira como conhecemos hoje é de 1938, reformulada pelos argentinos do Grupo Austral ela é em couro e estrutura em aço, também faz parte do acervo permanente do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York.
08 – Poltrona Barcelona: Ludwig Mies van der Rohe
Projetada pelo Arquiteto Mies van der Rohe em 1929, foi criada para ser apresentada no pavilhão alemão da Feira Internacional de Barcelona. Ela é formada por duas peças, a cadeira e o apoio para os pés. Depois dela foi desenvolvida também para o pavilhão mesas, bancos e outros mobiliários na mesma linguagem estética.
09 – LC2 Petit Modèle: Le Corbusier
De 1928 pelo arquiteto Le Corbusier foi criada a LC2 Petit Modèle, uma poltrona em forma de cubo, com estofado em couro, preso por uma estrutura em aço tubular. Ela também faz parte da coleçao do MoMA. A mesma se eternizou pela simplicidade, conforto, linhas limpas e design inovador, sendo até hoje um clássico do mobiliário.
10 – Poltrona Wassily: Marcel Breuer
Projetada em 1927 por Marcel Breuer na Escola Bauhaus de Arquitetura, enquanto ainda era professor, essa poltrona teve com inspiração uma bicicleta, usando assim o aço para a estrutura e couro para o assento e encosto.
Por Jessica Marques.