Clássicos da Arquitetura
Rodoviária de Londrina - Vilanova Artigas
A cidade de Londrina, no estado do Paraná, possui uma das obras mais relevantes do Arquiteto Vilanova Artigas. Projetada em 1948 e concluída em 1952 a antiga rodoviária é um marco da arquitetura londrinense, localizada na Rua Sergipe, 640, no centro da cidade.
A construção é composta por uma estrutura formada por sete abóbodas de cascas de concreto que proporciona leveza e harmonia para o conjunto da obra e demonstra, de forma inovadora para a época, um avançado conhecimento técnico no uso do concreto armado.
O projeto se desenvolve de forma longitudinal no terreno. Formado por um bloco trapezoidal de quatro pavimentos, onde abrigava-se a área administrativa, e pela cobertura de embarque e desembarque interligadas entre si por rampas e escadas. A fachada sul envidraçada, devido a baixa incidência solar, e a norte com brise soleil para a proteção do sol, demonstrava o cuidado do arquiteto pelo uso correto dos materiais e técnicas para se ter uma obra com bom desempenho térmico.
Atualmente, o espaço abriga o Museu de Arte de Londrina. Uma obra que faz parte da história dos londrinenses e que vale a pena conhecer.
Por Jessica Marques.