Arquitetura e Urbanismo
O papel da Arquitetura na sociedade
Nesse mês de comemoração ao dia do Arquiteto (15) preparamos algumas publicações para que vocês possam conhecer melhor essa profissão e a sua importância para a sociedade.
Hoje vamos falar do papel do arquiteto sob o aspecto do planejamento urbano. Nossas cidades sofrem pela falta de manutenção, pelo abandono por parte do poder público, sofrem também com o aumento da densidade sem qualquer controle, com o tráfego intenso e por vezes confuso, com a falta de áreas públicas de lazer. Sem planejamento não temos como construir cidades com qualidade de vida para seus habitantes, neste contexto destacamos a importância da Arquitetura como elemento transformador da sociedade, seja na revitalização do espaço urbano ou na construção de novas edificações, sempre buscando soluções com o intuito de qualificar e melhorar o local onde vivemos.
Vejamos exemplos que estão sendo empregados por algumas cidades do mundo: Os Parques Lineares.
Depois da invenção do automóvel as cidades passaram a ser planejadas para os carros, porém o congestionamento e o fluxo intenso de veículos prejudicam cada vez mais a qualidade de vida dos cidadãos. As autoestradas são construídas com o intuito de serem uma solução para o congestionamento, entretanto, a teoria da demanda induzida tem mostrado que a partir do momento em que se aumentam o número de vias, mais o motorista opta por utilizar o seu próprio carro do que o transporte público ou as bicicletas, sendo assim, o congestionamento não diminui. Claro que há falhas na oferta de um transporte público de qualidade e também de ciclovias seguras que permitam o acesso a diversos pontos das cidades, mas atualmente já vemos alguns exemplos de centros urbanos que optam por reduzir os espaços dos automóveis, fazendo parques lineares onde antes haviam autoestradas.
Harbor Drive, Portland – EUA
Essa foi uma das primeiras auto-estradas dos Estados Unidos. A ponte Hawthorne, que antes era usada como autoestrada, hoje é exclusiva para ciclistas e pedestres.
Cheonggyecheon, Seul – Coréia do Sul
A gigantesca autoestrada foi construída sobre um canal e diariamente passavam mais de 160 mil veículos sobre ela. Foi substituída pelo projeto de Kee Yeon Hwang que visava a despoluição do canal, recuperando o espaço e ainda diminuindo os níveis de ruído e temperatura do lugar.
Pier Freeway, São Francisco – EUA
Após ter sido danificada pelo terremoto de 1989, foi transformada no lugar que tem uma das melhores vistas da baía de São Francisco e conta com muitos quilômetros de passeios para pedestres e ciclistas.
Nestes exemplos vemos como a arquitetura e o planejamento urbano mudam o contexto em que vivemos trazendo qualidade de vida para o nosso dia a dia.
Por Jessica Marques