Grandes Arquitetos
Affonso Eduardo Reidy
Affonso Eduardo Reidy, mais conhecido como Reidy, filho de pai inglês e mãe brasileira, nasceu em 1909 na cidade de Paris – França, mudou-se ainda cedo para o Brasil, onde começou a estudar Arquitetura na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. É considerado um dos pioneiros na introdução da Arquitetura Moderna no país, sendo um dos grandes nomes do urbanismo, trabalhou ao lado de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa no projeto do Ministério da Educação e da Saúde (atual Palácio Gustavo Capanema). Viveu 54 anos dedicando-se arduamente à Arquitetura Moderna Brasileira. Entre suas grandes obras está o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. Vamos mostrar um pouco desse incrível projeto.
Projetado em 1952 e concluído em 1967, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro localiza-se na Av. Infante Dom Henrique, no Flamengo, sendo um ótimo exemplo da arquitetura brasileira.
O Edifício é sustentado por uma estrutura de pórticos inclinados no formato de um “V” em concreto armado aparente. Sua planta é um retângulo de 140x80m de vão, não tendo pilares no centro do edifício. Os braços internos dos pilares em V sustentam o primeiro pavimento. A viga superior é responsável pelo apoio da cobertura e, a partir dela, os tirantes de cabos de aço estruturam os mezaninos.
A escada curva, também em concreto aparente, marca o centro da edificação. O edifício além de possuir galerias de exposição, abriga um bar, restaurante, e teatro. No processo de reformulação do museu deu-se início em 1986 uma coleção de fotografia e equipamentos que hoje somam cerca de 3800 itens. Com o prosseguimento das doações por particulares e empresas, patrocínios e das aquisições através de projetos de lei para ampliação do acervo, o museu adquiriu importantes obras históricas e contemporâneas totalizando hoje cerca de 6400 obras.
Por Jessica Marques