Conteúdo Principal do Site

Escadas esculturais

04 ambientes onde a escada é o elemento principal

Compartilhe:
Escadas esculturais

Além de funcional a escada pode ser um elemento decorativo na sua obra, trazendo beleza e monumentalidade para o ambiente. Por isso separamos 04 escadas super criativas e elegantes que podem ser consideradas esculturas.

01 – Onda criativa

1

Fonte: Reprodução

Projetada pelo escritório mexicano Arquitectura en Movimiento a escada em madeira laminada colada remete à ondas e faz parte de um edifício na Índia. Ela encanta pela leveza e pelo efeito visual muito bonito. O prédio, de seis andares, abriga diversos membros da mesma família. A solicitação original do cliente para o escritório foi uma escultura, mas os arquitetos sugeriram algo funcional e surgiram com a escada. Uma obra de arte, não acha!?

02 – Degraus flutuantes

2

Fonte: Reprodução

Num caminho mais tradicional, o arquiteto espanhol Alex Borràs Ortega escolheu metal e madeira para criar a escada usada como divisória entre as salas de estar e jantar numa casa de campo do século XVI, na Espanha. Muita leveza: os 15 degraus de carvalho (1,60 m de largura) são transpassados por perfis de aço soldados a perfis metálicos verticais chumbados ao piso e no teto, assim parecem flutuar.

03 – Design espacial

3

Fonte: Reprodução

O espírito super contemporâneo da Folio, desenvolvida pelo estúdio italiano Disguincio&Co, também vai além da aparência: é feita de um composto plástico polimérico reforçado com fibras de vidro e de carbono de alta performance, mesmo material usado nas naves espaciais. “Utilizamos softwares de engenharia aeroespacial para absorver o impacto das passadas”, diz o arquiteto Mirko Daneluzzo. Estrutura única: a matéria-prima ultrarresistente da Folio (2,10 m de diâmetro) permite que os 19 degraus sejam fixados entre si por pinos de aço: o primeiro parafusado no chão e o último, no piso superior.
04 – A leveza do concreto armado
4

Fonte: Reprodução

Não poderíamos deixar de fora a belíssima escada helicoidal do Palácio do Itamaraty, em Brasília. A escada foi concebida por Joaquim Cardozo e Milton Ramos. A escada é constituída por uma viga central, que sustenta os degraus com laterais em balanço, e com o apoio na laje superior fornecido por armaduras que simulam as raízes de uma árvore, abrindo-se no interior da laje.
Por Jessica Marques.