Pritzker 2016
Chileno recebe maior prêmio da arquitetura mundial
Destacando-se pelos projetos sociais e de políticas públicas, Alejandro Aravena, arquiteto chileno de 48 anos de idade foi vencedor d0 41º Prêmio Pritzker, o primeiro arquiteto chileno a receber a honraria. O arquiteto possui uma grande produção de obras privadas, públicas e educacionais no Chile, Estados Unidos, México e outros países, mas também conseguiu através do seu escritório de arquitetura ELEMENTAL mais de 2.500 unidades de habitação social.
Um dos jurados do prêmio disse:
“Alejandro Aravena sintetiza o renascimento de um arquiteto mais socialmente engajado. Ele tem um profundo conhecimento tanto da arquitetura como da sociedade civil, algo que se reflete em seus escritos, seu ativismo e seus projetos. O papel do arquiteto está agora sendo desafiado a servir a necessidades sociais e humanitárias maiores, e Alejandro Aravena tem respondido a este desafio de modo claro, generoso e pleno”.
Premia-se um arquiteto que, convencido do poder da boa arquitetura, deixa em evidência a importância de nosso trabalho. Que de alguma maneira está ajudando a mudar essa ideia de que arquiteto é o ato que encarece o projeto com operações que nada têm a ver com a realidade.
Centro de Inovação UC – 2014
Faculdade de Medicina UC – 2014
Habitação Vila Verde – 2010
Quinta Monroy – 2003
Por Jessica Marques.