Croquis Urbanos em Londrina
A paisagem urbana por diferentes pontos de vista
Em 2007 nascia o Urban Sketchers pelas mãos de um ilustrador espanhol chamado Gabriel Campanário, o movimento logo assumiu uma escala mundial e se multiplicou em vários países. Foi a partir daí que o Croquis Urbanos chegou ao Brasil, formando grupos em diversas cidades brasileiras. São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, São Luís, Curitiba, Goiânia, Natal, Fortaleza, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Recife, entre outras com os nomes Urban Sketchers ou Croquis Urbanos.
Aqui em Londrina o grupo surgiu em março de 2015, com o primeiro encontro às margens do Lago Igapó onde o artista e estudante de arquitetura Patrick Rocha e o artista plástico Odil Ribeiro, idealizadores do grupo na cidade, tiveram a iniciativa de reunir pessoas com um gosto em comum: O Desenho. Cada vez mais recebem novos membros de diferentes idades, possuindo participantes de 5 até 80 anos, profissionais e amadores que mostram cada um o seu ponto de vista por meio dos desenhos, ilustrando a cidade e seu belos monumentos arquitetônicos, paisagísticos e naturais.
Aqui em Londrina já desenharam diversos locais, desde referências arquitetônicas como a Catedral, o Palacete da família Garcia e a Rodoviária, até locais de paisagem natural como o Jardim Botânico e a figueira sexagenária da Avenida Robert Koch.
Os encontros são feitos semanalmente aos domingos as 9:30 da manhã. No próximo domingo será o 50º encontro que acontecerá na Capela da Universidade Estadual de Londrina – UEL, réplica da primeira Catedral de Londrina, e todos estão convidados para compartilhar dessa experiência.
Por Jessica Marques.