Conteúdo Principal do Site

08 de março – Dia Internacional da Mulher

Cinco arquitetas que fizeram ou ainda fazem parte da história da arquitetura mundial

Compartilhe:
08 de março – Dia Internacional da Mulher

Atentas aos detalhes, comunicativas, possuidoras de um forte senso crítico e grandes gestoras, as mulheres estão se destacando e ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e em diversas profissões. Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher e para essa data tão especial apresentamos os nomes de cinco arquitetas que fizeram ou ainda fazem parte da história da arquitetura mundial.

Marion Mahony Griffin (1871- 1961)

1

Fonte: Reprodução

Original de Chicago-Estados Unidos, Marion Griffin foi uma das primeiras mulheres a serem licenciadas arquitetas no mundo. Marion também foi a primeira mulher a trabalhar junto com o arquiteto Frank Lloyd Wright e suas representações em aquarelas se tornaram símbolos de suas obras. Em 1911 casou-se com Walter Burley Griffin, também arquiteto, e juntos venceram o concurso para projetar a nova capital australiana, Camberra. Mudaram-se para a Austrália para supervisionar o projeto e depois para a Índia onde continuaram a trabalhar até a morte de Griffin em 1937. O historiador de arquitetura Reyner Banham atribui a ela o título de “maior desenhista de arquitetura de sua geração”.

Lina Bo Bardi (1914- 1992)

2

Fonte: Reprodução

Nascida na Itália em 1914, Lina se forma na Escola de Arquitetura de Roma em 1939. Após sua graduação, muda-se para Milão dando ali início à sua vida profissional. Teve seu escritório bombardeado durante a segunda guerra mundial. No ano de 1946 se muda para o Brasil, sendo convidada no ano seguinte a projetar o Museu de Arte de São Paulo – MASP, que se torna uma de suas obras primas. Lina está entre os grandes nomes da arquitetura moderna brasileira.

Rosa Kliass (1932)

3

Fonte: Reprodução

De São Roque/SP, a arquiteta Rosa Grena Kliass é considerada um dos nomes mais importantes para a história do paisagismo brasileiro. Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 1955. É fundadora e ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Entre suas principais obras estão a reforma do Vale do Anhangabaú e o projeto paisagístico do Parque da Juventude, ambos em São Paulo.

Zaha Hadid (1950)

4

Nascida em Bagdá, no Iraque, Zaha Hadid foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pritzker de Arquitetura pelo seu trabalho. Atualmente com 64 anos, Zaha é uma das grandes representantes da arquitetura desconstrutivista, marcada pela fragmentação e não-linearidade dos projetos. Dentre suas obras mais importantes estão o Centro Heydar Aliyev (Azerbaijão), o Banco Central do Iraque e o estádio Al Wrakah (Quatar).

Teresa Borsuk (1956)

5

Fonte: Reprodução

Nascida no Reino Unido em novembro de 1956, Teresa Anna Borsuk formou-se pela University College London. Desde 1984 trabalha com a equipe do Pallard Thomas Edwards – escritório inglês do qual hoje é sócia. Em 2015 ela foi nomeada a mulher do ano pelo Architect’s Journal  por seus esforços para melhorar a igualdade de gênero na sua profissão.

 Por Jessica Marques.