Parklets
Tendência paisagística
Já difundido nos Estados Unidos e em países da Europa, os parklets estão virando tendência também no Brasil. Se caracterizam por áreas anexas às calçadas, onde são instaladas estruturas desmontáveis a fim de criar espaços de lazer e vivência onde antes haviam vagas de estacionamento.
No município de Londrina-Pr foi assinado, no final de 2015, um decreto que regulariza a instalação e o uso dessas minipraças por iniciativa privada. O manual contendo os conceitos, requisitos e especificações técnicas, foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e está disponível para download aqui.
Estabelecimentos comerciais, condomínios, associações e até mesmo pessoas físicas poderão construir extensões temporárias de calçadas. No entanto, as áreas deverão ser plenamente acessíveis à população, não podendo ser utilizadas exclusivamente pelos mantenedores responsáveis. O projeto deverá apresentar lixeira, floreira e bancos. Também será possível sugerir a inclusão de bicicletário.
O projeto deve ser feito por um profissional habilitado. Caso queira instalar essa área de estar e convívio no seu estabelecimento comercial ou até mesmo na frente da sua residência, procure um Arquiteto para que ele planeje a opção mais viável.
Por Jessica Marques.