Quanto custa um arquiteto?
Por Lilian Simões
Quem de nós já não ouviu a seguinte frase: Contratar um arquiteto? Ah não, custa caro!
Realmente, custa caro! Vamos somar o quanto nossas famílias investiram na nossa formação. Quantas horas de sono foram entregues na execução de trabalhos intermináveis durante a madrugada. Quantos finais de semana envolvidos com entregas de projetos, provas, montagem de maquetes e perspectivas. Cinco anos de um curso de período integral que envolve disciplinas de diversas áreas e conhecimentos.
Realmente, formar um arquiteto custa caro! Aulas com professores mestres e doutores, laboratórios de informática, investimento em livros e horas de estágio, o tempo de tantas pessoas envolvidas neste processo.
E depois de formados? Paramos por aí? Não! Aí virão as especializações, os cursos de capacitações, os treinamentos, as viagens técnicas, visitas às feiras e mostras de decoração. E o investimento em tudo isso deve custar barato, não é mesmo!?
O que custa mais caro ainda é vermos obras mal projetadas, cidades sem planejamento que mostram a falta de reconhecimento da sociedade pela profissão. A valorização de nosso trabalho começa em nossas próprias mãos… Arquiteto mostre que você tem valor! Que seu trabalho é um investimento que trará ganhos e benefícios.
Vamos conquistar este reconhecimento. Contratar um arquiteto? Sim, vale muiiiito…
Lilian Simões
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual de Londrina-UEL, especialista em Propaganda e Marketing, pela Universidade Federal do Paraná-UFPR e em Engenharia de Avaliações de Bens e Perícias, pelo Centro Universitário Filadélfia-UNIFIL.