Casa da Criança
Obra de Vilanova Artigas em Londrina
Projetado pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Castaldi em 1953, a obra seguiu os critérios de formulações racionalistas, inspiradas pelo arquiteto francês Le Corbusier, baseada nos princípios modernistas, como: estrutura independente das vedações, planta livre, pilotis, panos de vidro, jogo de rampas, terraços, jardins, brise soleil.
A casa da criança foi inaugurada em 1955. Foi, a primeira creche de Londrina, sendo, assim, um marco na questão social do município. O atendimento era prestado inicialmente a crianças na faixa de seis meses a um ano e meio de idade. Com a extinção, o prédio nos anos 60, foi destinado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, abrigando a Biblioteca Pública até 1984.
O prédio restaurado é uma das obras mais representativas de Vilanova Artigas, juntamente com o Cine Ouro Verde e a Antiga Estação Rodoviária construída em 1950. O arquiteto foi um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e ajudou a redefinir o perfil do profissional da área, através da instalação de uma reforma curricular que abriu novas possibilidades de prática e atuação dos arquitetos.
A casa está aberta para visitação por estudantes, universidades e o público geral. Para visitar e conhecer essa incrível obra de arquitetura ligue para o departamento de patrimônio (43) 3371-6608 e agende seu horário de visita.
Por Jessica Marques