Igrejas pelo Brasil
Turismo Arquitetônico
As férias estão chegando e você ainda não sabe pra onde ir? Separamos 05 igrejas brasileiras para os amantes da arquitetura religiosa, vale a pena conhecer! Confira:
Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos – Congonhas, MG
Patrimônio mundial declarado pela UNESCO em 1985, é um dos maiores tesouros da arte barroca nacional. Foi construída entre 1757 e 1790 e possui 64 imagens talhadas em cedro que valorizam ainda mais as pinturas internas feitas pelo Mestre Ataíde – Aleijadinho, descobertas debaixo de seis camadas de tinta.
Igreja e Convento de São Francisco – Salvador, BA
Do lado de fora, o amplo largo com um cruzeiro convida a conhecer o templo, localizado no Pelourinho, erguido com recursos do governo português e doações de fiéis. A fachada tem duas torres relativamente simples e um frontão mais elaborado. Na capela e no claustro, pinturas em quase 55 mil azulejos mostram a vida de São Francisco, seu interior possui grande quantidade de ouro e rico em detalhes.
Catedral Metropolitana de Brasília – DF
Projetada por Oscar Niemeyer é um simbolo do modernismo nacional, o primeiro monumento criado em Brasília, localizada no eixo monumental da capital do país. Inaugurada em 1970. O campanário composto por quatro grandes sinos, doado pela Espanha, completa o conjunto arquitetônico. A cobertura da nave tem um vitral composto por dezesseis peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom inseridas entre os pilares de concreto. Cada peça insere-se em triângulos com dez metros de base e trinta metros de altura que foram projetados por Marianne Peretti em 1990. Uma verdadeira obra de arte da arquitetura nacional.
Igreja Nossa Senhora de Fátima – Brasília, DF
Foi o primeiro tempo a ser erguido em alvenaria em Brasília, inaugurado em 28 de julho de 1958. Construída em 100 dias, a capela foi projetada por Oscar Niemeyer e sua arquitetura faz referência à um chapéu de freira. Em seu interior e na fachada encontram-se azulejos de Athos Bulcão.
Capela de São Pedro – Campos do Jordão, SP
Projetada por Paulo Mendes da Rocha em 1987 e concluída em 1989, a Capela de São Pedro é um exemplo do brutalismo paulista aplicado na arquitetura sacra. Toda envidraçada possui apenas um pilar central, dando a impressão que flutua na bela paisagem natural de Campos do Jordão.
Por Jessica Marques