Decorando
04 truques para decorar ambientes pequenos e com pé-direito baixo
Os espaços pequenos podem ser vistos como fáceis na hora de decorar, mas não é bem assim! Cada ambiente tem sua particularidade e por vezes os menores são os mais desafiadores. Por isso, separamos algumas dicas para locais que possuem um pé-direito menor. Inspire-se!
Cor clara no teto
Uma ótima dica para quem tem um pé-direito baixo é pintar o teto com uma cor clara, que não seja da mesma tonalidade das paredes. O branco é uma ótima opção para refletir ainda mais a luz dentro do ambiente, deixando-o mais claro e com a sensação de amplitude. Uma das paredes pode ser de um tom mais escuro criando um contraste interessante.
Pendente com cabo curto
Uma boa solução para quem não quer ficar só na iluminação embutida é diminuir, na hora da instalação, o comprimento dos cabos das peças pendentes. Isso não alonga o pé-direito, mas impede que esse tipo de luminária faça justamente o contrário dando a impressão de o teto ser ainda mais baixo. Então, instalar os pendentes com cabos mais curtos é uma boa opção.
Espelho
O espelho é uma das soluções mais usuais para decorar o ambiente com elegância e ainda aumentar a sensação de alongamento. Revestir uma das paredes com um grande espelho, além de aparentar que o pé-direito é mais alto, essa estratégia confere uma maior profundidade ao espaço ampliando-o em todos os sentidos.
Móveis baixos
Opte por balcões baixos ou que sejam da mesma cor da parede. Outras peças de mobiliário também devem ter altura e tamanhos menores como chaises, pufes e mesinhas. As peças compactas ficam mais distantes do teto e criam um efeito de amplitude bastante interessante. Os móveis altos, por sua vez, reduzem o espaço e podem deixar a decoração sobrecarregada.