Conteúdo Principal do Site

Athos Bulcão

O artista de Brasília e seus tão famosos azulejos

Compartilhe:
Athos Bulcão

Pouco se fala sobre o artista que criou os azulejos de Brasília e de algumas outras cidades pelo Brasil. Athos Bulcão nasceu no Rio de Janeiro em 1918, passou sua infância em Teresópolis, perdeu a mãe cedo e foi criado por Fortunato Bulcão, seu pai. Na família havia um grande interesse pelas artes. Aos 21 anos, sem formação acadêmica, os amigos o apresentaram a Portinari, com quem trabalhou como assistente no Mural de São Francisco de Assis na Igreja da Pampulha em Belo Horizonte. Aprendeu muitas lições importantes sobre desenhos e cores. Athos não acreditava em inspiração, para ele o que existe é o talento e muito trabalho. “Arte é cosa mentale”, dizia citando Leonardo da Vinci.

Painel de azulejos, Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados – DF

camara dos deputados

Foto: Edgar César Filho

Catedral Metropolitana de Brasília – DF

catedral brasilia

Foto: Edgar César Filho

A trajetória artística de Athos Bulcão é especialmente consagrada ao público em geral. Não ao que frequenta museus e galerias, mas ao que entra em contato com sua obra, quando passa para ir ao trabalho, à escola ou simplesmente passeia pela cidade, impregnada pela sua obra, que “realça” o concreto da arquitetura de Brasília. Athos foi amigo de alguns dos mais importantes artistas brasileiros modernos, os maiores responsáveis por sua formação. Jorge Amado, Burle Marx, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Manuel Bandeira entre outros.

Igreja Nossa Senhora de Fátima – DF

igreja nossa senhora de fatima br

Fonte: Reprodução

Como diria o arquiteto e amigo pessoal João Filgueiras Lima, o Lelé, “como pensar o Teatro Nacional sem os relevos admiráveis que revestem as duas empenas do edifício, ou o espaço magnífico do salão do Itamaraty sem suas treliças coloridas?”, difícil imaginar. Athos é o artista de Brasília. As obras que nela realizou foram feitas para o convívio com a população e carregam a consideração por esta cidade e seus habitantes.

Parque da Cidade – DF

parque da cidade brasilia

Fonte: Reprodução

Athos Bulcão faleceu no dia 31 de julho de 2008, aos 90 anos, deixando várias obras no Brasil e no mundo, sendo sempre lembrado como um grande artista brasileiro.

Por Jessica Marques.