Conteúdo Principal do Site

Calçadas

Materiais e maneiras de pensar no passeio público

Compartilhe:
Calçadas

Todos somos pedestres em algum momento.
Ao pensar em calçadas e no planejamento delas, devemos considerar as necessidades dos usuários e principalmente as limitações de algumas pessoas com relação a acessibilidade.

No Brasil existem normas que dizem repeito às calçadas onde devemos dividir a calçada em 3 partes. Uma é a faixa de serviço, com largura mínima de 0,75 m, onde ficam as lixeiras, árvores e bancos. Outra é a faixa livre, com largura mínima de 1,20 m, onde circulam os transeuntes e a outra é a faixa de acesso, que não possui largura mínima.

Fonte: Pinterest

Um ponto importante, são os materiais utilizados em calçada, que podem ser:

Pedra Miracema
É um material bastante resistente, dá um bom acabamento, tem várias cores e um preço bem atrativo.

Fonte: Pinterest

Pedra Portuguesa
Possui diversas opções de cores e desenhos. Permite uma grande flexibilidade na confecção de mosaicos. É conhecida também como ‘mosaico português’.

Fonte: Pinterest

Pedra Drenante
Também conhecida como ‘piso permeável’, tem em sua porosidade a principal característica. Ela possibilita o escoamento da água para o solo por meio dos poros e não pelos vãos como no caso do piso intertravado. Sua extensão é completamente permeável e é muito usada em projetos de arquitetura verde, por ser sustentável.

Fonte: Pinterest

Blocos Intertravados
São peças de concreto que se encaixam umas às outras, não necessitam de argamassa. São fáceis de colocar e tem fácil manutenção também. Tem uma variedade de formatos e cores e permitem a drenagem das águas das chuvas.

Fonte: Pinterest

Piso Grama
São peças feitas de concreto com vãos para plantar grama. Fácil de instalar, com alto poder de drenagem, melhora o paisagismo e cria um espaço verde.

Fonte: Pinterest