Arquitetura… uma paixão!
Por Lilian Simões
Recordo-me, quando ainda criança, que sonhava em fazer casas. Folheava páginas de revistas em busca de projetos. Claro que não tinha a menor ideia do que aquelas linhas representavam, mas era algo envolvente que enchia os olhos de uma pequena menina.
Minha mãe, professora, sempre tinha em casa os gizes coloridos que usava em sala de aula e eu, encantada com o universo das construções, desenhava no piso cimentado de nosso quintal as plantas que via nas publicações. Desenhava as linhas das paredes, as portas, as janelas e brincava… e neste pequeno universo chamava a atenção de quem ousasse passar pelas paredes e não pela porta.
Os passeios de carro, nos finais de semana, eram para admirar as belas casas e suas volumetrias que encantavam meu olhar. Claro que na inocência de uma garotinha, não havia a menor noção de quem eram os responsáveis por criar obras tão belas. Apenas ousava dizer que quando eu crescesse iria fazer casas.
Foi assim, no meu universo infantil, que nasceu a paixão pela arquitetura. Aos meus amigos arquitetos pergunto: em que momento de sua vida despertou o amor por esta arte que inspira o coração e deleita os olhos?
A arquitetura desperta emoções, a vivemos e respiramos por todos os lugares que passamos. Muitas cidades, pelo mundo, recebem milhões de visitantes por conta de suas obras arquitetônicas. Nas mãos de um arquiteto materiais brutos, como o concreto, se transformam em linhas suaves e despertam nos admiradores desta arte incontáveis sensações. E que ela ainda possa tocar os corações de muitos pelo mundo afora… esta é uma paixão para a vida inteira.
Lilian Simões
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual de Londrina-UEL, especialista em Propaganda e Marketing, pela Universidade Federal do Paraná-UFPR e em Engenharia de Avaliações de Bens e Perícias, pelo Centro Universitário Filadélfia-UNIFIL.