Três fotógrafos e a construção da imagem de Londrina
Por Juliana Suzuki
A fotografia teve papel fundamental para a construção da imagem da modernidade em Londrina. A cidade, dada sua fundação recente, teve seu processo de colonização e desenvolvimento fartamente registrado por fotógrafos locais, dentre os quais podem ser destacados José Juliani (1896-1976), Haruo Ohara (1909-1999) e Yutaka Yasunaka (1926-2015).
José Juliani estabeleceu-se em Londrina em 1933, proveniente do município de Nova Europa, no Estado de São Paulo. Sua obra exalta a figura do desbravador pioneiro, reforçando o apelo heroico dos colonizadores, sempre em posição de conquista e domínio da natureza. A imagem dos homens sobre a gigantesca tora de peroba é apenas um dos exemplos que caracteriza o trabalho de Juliani.
Haruo Ohara mudou-se para Londrina em 1933, quando adquiriu um dos lotes rurais comercializados pela Companhia de Terras Norte do Paraná. Nas horas livres, dedicava-se ao registro de temas variados: paisagens, cenas rurais, flores, retratos. Nos anos 1950, ao mudar-se para a zona urbana, produziu grande quantidade de fotografias de uma cidade em crescente processo de expansão. É considerado um dos grandes fotógrafos do século XX no Brasil.
Juliana Suzuki
Arquiteta formada pela Uel – Mestre e Doutora pela FAU-USP e Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR
Referências: INSTITUTO MOREIRA SALLES. Haruo Ohara. Disponível em: <http://www.ims.com.br/ims/explore/artista/haruo-ohara>. Acesso em 13/03/2017. SUZUKI, Juliana Harumi. Idealizações de Modernidade: Arquitetura dos Edifícios Verticais em Londrina 1949-1969. Londrina: KAN, 2011. VIEIRA, Edson Luis da Silva (coord.). Revelações da História: O Acervo do Foto Estrela. Londrina: Midiograf, 2006.