Quartos Infantis
Com inspiração no conceito montessori
Você já ouviu falar sobre o conceito Montessori? Ele foi criado por Maria Montessori, uma médica e educadora italiana no século XX e o conceito continua sendo aplicado até os tempos atuais. A proposta desse método é estimular a criatividade e a autonomia das crianças, para que se expressem e aprendam por meio da liberdade. Segundo a linha, os ambientes devem ser adaptados para os pequenos da maneira como eles enxergam o mundo e na altura das suas mãos, para conhecerem e fazerem experimentações através do estímulo dos cinco sentidos.
Ao invés de camas altas, colchões no chão oferecem maior autonomia para as crianças – que podem deitar e levantar quando quiserem. Dispor os brinquedos de forma que elas possam pegá-los também é importante – dessa maneira, além do conceito de autonomia, o da organização também é trabalhado, assim os pequenos conseguirão guardar seus próprios objetos. A ideia principal é que a criança explore seu dormitório, para que cresça livre e autoconfiante.
Nesses exemplos os brinquedos e livros foram organizados na altura em que a criança consegue alcançar. Colocar almofadas em volta do colchão é importante, isso evita que os pequenos rolem e caiam da cama. Tapetes no quarto também é uma boa alternativa, dessa forma a criança pode engatinhar e circular pelo espaço sem se machucar.
Se você não quiser colocar o colchão diretamente no chão, pode optar por um estrado. Os espelhos são usados na proposta Montessori para que as crianças possam se conhecer melhor, mas não se esqueça: é importante que o objeto esteja bem fixado na parede para não oferecer riscos.
Por Jessica Marques.