Conteúdo Principal do Site

Arquitetura e Urbanismo

Atribuições e competências desta profissão

Compartilhe:
Arquitetura e Urbanismo

No próximo dia 15 comemoramos o Dia Nacional do Arquiteto e hoje vamos explicar um pouco sobre as atribuições e competências dessa profissão. Muitos associam a função do arquiteto apenas às questões estéticas, porém a profissão vai muito além, podendo solucionar desde problemas urbanos, como já mostramos aqui, ou atuando como um agente facilitador para que a obra ocorra da melhor maneira desde as primeiras ideias até a entrega das chaves.

O planejamento da obra é condição básica para uma construção eficiente e ele começa pelo projeto arquitetônico, por isso destacamos a importância de se ter um arquiteto a frente desta tarefa.

Fonte: Reprodução

A arquitetura abrange diversas áreas de atuação como o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de interiores, ensino, consultoria, perícia técnica, luminotécnica, paisagismo, urbanismo, entre outras. Além do projeto arquitetônico e todas as atribuições citadas, o arquiteto também pode ser o responsável legal pela execução de obras de médio e pequeno porte, assumindo assim as sanções penais no caso de eventuais sinistros.

Fonte: Reprodução

Quando uma obra não possui um profissional responsável, todas as sanções penais recairão sobre o proprietário. Este poderá, inclusive, responder criminalmente pelo exercício ilegal da profissão. Muitas pessoas pensam, erroneamente, que não havendo um responsável técnico esta função recairá sobre o pedreiro ou o empreiteiro. Por isso, alertamos da importância de se ter profissionais com conhecimento técnico e competência para assumir o projeto e a sua obra.

Salientamos ainda que o custo de contratação de um profissional representa uma pequena porcentagem em relação ao custo total da obra e que os benefícios alcançados com o planejamento compensam o investimento efetuado.

Por Jessica Marques