Grandes Arquitetos
Paulo Mendes da Rocha
Paulo Mendes da Rocha, filho de engenheiro, nasceu em 1928 em Vitória – ES e cresceu em meio ao ambiente criativo e lógico da construção civil. Formou-se arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo em 1954, fazendo parte de uma das primeiras turmas. Sempre teve grande influência do mestre Vilanova Artigas, do qual foi discípulo no Brutalismo Paulista e na Arquitetura Moderna Brasileira. Já recebeu uma série de prêmios internacionais pelas suas obras, realizadas em várias partes do mundo, dentre os quais se destacam o Prêmio Mies van der Rohe para a América Latina pelo projeto de reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2001 e o Prêmio Pritzker em 2006.
Foi autor do projeto do Museu Brasileiro da Escultura – MuBE, em São Paulo. Vamos mostrar um pouco dessa obra localizada na Avenida Europa nº 218.
Projetado em 1987 e inaugurado em 1995, o Museu Brasileiro da Escultura – MuBE, nasceu com o objetivo de divulgar os mais diversos segmentos da arte, priorizando a escultura e os suportes tridimensionais. O edifício-sede projetado por Paulo Mendes da Rocha é uma construção semi-subterrânea, que faz integração com um jardim assinado por Burle Marx.
Com o seu exterior todo em concreto aparente, ele é robusto e ao mesmo tempo leve, de onde se tem um grande vão livre que já foi palco de show e concentração para manifestações.
Possui três amplas galerias para exposições, embora fosse criado com o intuito de não ter acervo fixo, ao longo do tempo recebeu um conjunto significativo de esculturas, entre elas as dos renomados Arcangelo Ianelli, Francisco Brennand, e outros grandes nomes do mundo das artes.
O museu recebe, anualmente, de 80 a 100 mil pessoas, para ver seu acervo, visitar suas exposições, participar de suas atividades educativas ou para conhecer sua arquitetura. Sendo uma ótima opção cultural da cidade de São Paulo.
Por Jessica Marques.