Exercícios Estruturais
A arte do arquiteto João César de Melo
Nascido em Belo Horizonte, João César de Melo cresceu em Vila Velha/ES. Em 1994 ingressou na Faculdade de Arquitetura de Barra do Piraí, interior do estado do Rio de Janeiro. Em 1997, transferindo-se para a Universidade Federal do Espírito Santo, aliou os estudos aos seus primeiros experimentos em arte. Não demorou para seu trabalho ser reconhecido e valorizado. Realizou exposições individuais e participou de coletivas. Formou-se em 2006 e dois anos depois mudou para Santos/SP, de onde pode melhor se relacionar com o mercado de arte de São Paulo. Vivendo em Santos, apurou ainda mais seu olhar sobre o mundo e principalmente sobre a percepção urbana − sua principal inspiração − para continuar seus “exercícios estruturais” como ele próprio se refere aos seus trabalhos.
Além de realizar exposições e participar de coletivas, De Melo também assina o projeto Ambiente e Processo Criativo, já executado em diversas universidades do Brasil, no qual oferece palestras sobre o tema e a pintura de murais.
Tem murais pintados em diversos estados, destacando um mural de 20 metros pintado no centro de tecnologia da UFRJ-Rio de Janeiro.
Lounge da Chanel, Fashion Rio-Rio de Janeiro/RJ
Mantendo uma produção restrita a poucas telas ao ano, De Melo consegue tempo suficiente para ler e escrever, o que lhe possibilitou a publicação de cinco livros nos últimos sete anos.
Ambiente projetado pelo arquiteto português Tiago Rosa
Seus desenhos e pinturas remetem a croquis de arquitetura e urbanismo abstratos, relaciona sempre os mesmos elementos e cores para compor, indo e vindo entre a ordem e a desordem, o equilíbrio e o desequilíbrio. Seu trabalho tem um nível de detalhamento sem igual, que muitos pensam ser adesivagens ou serigrafias.
Por Jessica Marques.