Karim Rashid
04 cadeiras projetadas pelo designer POP
Karim Rashid nasceu em 1960 no Cairo, Egito, e cresceu no Canadá onde em 1982 se formou em desenho industrial pela Universidade de Carleton, em Ottawa. Aperfeiçoou seus estudos na Itália e posteriormente abriu um estúdio de design em Nova Iorque, que mantem até hoje atendendo grandes marcas. Possui mais de 3.000 projetos de design em produção e já recebeu mais de 300 premiações internacionais. Com um desenho futurista e único ele deseja que as pessoas se desapeguem do passado, da nostalgia, das tradições antiquadas e dos rituais antigos e vivam o presente, participando desse novo mundo. Separamos 04 cadeiras para você conhecer um pouco sobre esse designer tão interessante.
01. Blobulous, 2008.
A cadeira Blobulous do Karim Rashid é uma forma incomum de mobiliário futurista. São produzidas de fibra de vidro e estão disponíveis em várias cores. Segundo K.R. se a liberdade fosse uma forma ela seria ondulante e ilimitada, em perpétuo movimento, a ideia dele com a Blobulous é alimentar essa constante vontade de mudar que todo ser humano tem.
02. Veuve Clicquot Loveseat, 2007.
K.R. criou para a marca de espumantes Veuve Clicquot esta elegante namoradeira com curvas infinitas e segundo o designer ela é mais que um simples assento, é um modo de vida, é a arte de receber. Feita de polipropileno, um material plástico que possibilita formas flexíveis, ela é uma reinterpretação de uma cadeira do século XVIII. Sob um pedestal cromado surgem duas enormes pétalas de rosa e em seu centro está um balde de gelo amarelo para abrigar uma deliciosa Veuve Clicquot Rosé.
03. Cadeira Koop, 2010.
Desenhada em 2010 para o fabricante de móveis Martela, a cadeira Koop foi desenvolvida para criar uma sensação de espaço orgânico, como o do útero. Sua estrutura em formas arrendondadas e suaves, proporcionam uma sensação de privacidade, serenidade e muito conforto.
04. B-Line Gemma, 2013.
No ano de 2013 Karim Rashid foi convidado pela B-Line para desenhar uma cadeira e então criou a Gemma. Com um design icônico ela foi feita para ambientes externos ela lembra um mobiliário infantil e tem a intenção de fazer o observador entrar em contato com o seu lado de criança.
Por Jessica Marques