Museus pelo mundo
04 museus que todo apaixonado por arquitetura deve conhecer
Dia 18 de maio comemora-se o Dia Internacional do Museu. Criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. Geralmente as edificações possuem uma arquitetura espetacular e convidativa. Separamos 04 museus incríveis para apresentarmos em comemoração a este dia.
01. Museu Guggenheim Bilbao, Espanha.
O Museu Guggenheim Bilbao foi projetado em 1992, para a cidade basca de Bilbao é um dos cinco museus pertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim no mundo. Projetado pelo arquiteto canadense naturalizado norte-americano Frank Gehry, é hoje um dos locais mais visitados da Espanha. Seu projeto foi parte de um esforço para revitalizar Bilbao e hoje recebe visitantes de todo o mundo.
02. Museu Guggenheim Nova York, EUA.
Situado na cidade norte americana de Nova York, sua construção se iniciou em 1956, sendo concluído três anos mais tarde. As especificações impostas por Solomon Robert Guggenheim a Frank Lloyd Wright foram bastante difíceis de transpor em termos arquitetônicos. Ele não poderia ser de forma alguma comparado com qualquer outro museu já existente. O Museu Guggenheim foi inaugurado em 21 de Outubro de 1959, após a morte de Wright seis meses antes de a obra estar concluída.
03. Museu de Arte de Denver, EUA.
O Denver Art Museum – DAM está localizado no Centro Cívico de Denver, Colorado. Sendo um dos maiores museus de arte entre a Costa Oeste e Chicago nos Estados Unidos. Foi inaugurado em 2006 e projetado por Daniel Libeskind, que faz parte da corrente desconstrutivista da arquitetura. A obra é uma escultura ao ar livre, coberta por placas de Titânio que refletem a luz do sol. É conhecido por sua coleção de arte indígena americana.
04. Pirâmide Museu do Louvre-Paris, França.
A Pirâmide do Louvre é uma estrutura construída em vidro e metal, rodeada por três pirâmides menores, localizadas no pátio principal do Palácio do Louvre em Paris, França. A Grande Pirâmide serve de entrada para o Museu do Louvre. Concluída em 1989, tornou-se um ponto de referência para a cidade de Paris. Encomendada pelo então Presidente Francês François Mitterrand, em 1984, foi projetada pelo arquitecto I. M. Pei.
A Pirâmide e o átrio subterrâneo existente abaixo dela, foram criados para serem a entrada principal do Louvre, por onde um número enorme de pessoas passam diariamente. Os visitantes que entram pela pirâmide podem descer ao átrio espaçoso, em seguida, voltar a subir para os principais edifícios do Louvre.