Conteúdo Principal do Site

3º premio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel

Inscrições abertas

Compartilhe:
3º premio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel

O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel dão continuidade ao mapeamento da produção arquitetônica contemporânea, ao destacar projetos que promovam debates acerca das formas urbanas atuais nos seus diversos aspectos, como mobilidade, habitação, relação entre espaços públicos e privados, paisagens naturais e construídas, sustentabilidade, entre tantos outros desafios.

O Prêmio é exclusivamente destinado a arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade, e projetos arquitetônicos construídos durante os últimos oito anos. Arquitetos, escritórios de arquitetura ou coletivos de arquitetos podem se inscrever com mais de um projeto, o que contribui para demonstrar um panorama da arquitetura brasileira nos seus mais variados contextos.

Os dez projetos finalistas participam da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake, de 23 de junho a 7 de agosto de 2016, quando serão anunciados os três vencedores em 23 de junho. Os arquitetos responsáveis pelos três projetos de maior destaque serão premiados com viagens internacionais. O primeiro colocado terá como destino Dubai, nos Emirados Árabes, o segundo Varsóvia na Polônia e o terceiro Santiago, no Chile.

VENCEDOR EM 2015

Em 2015, o arquiteto Pedro Varella do Escritório Grua Arquitetura, foi o grande vencedor com o projeto Cota 10 do Rio de Janeiro. Através da construção de uma estrutura temporária o projeto busca estimular a reflexão a respeito da demolição do elevado da perimetral na altura da praça XV, no centro do Rio. A intervenção urbana tem a intenção de interagir com o transeunte e lhe causar sensações e reflexões sobre o assunto.

05

Fonte: Reprodução

“O prêmio teve um efeito muito positivo para mim e para meus colegas, mas sua contribuição mais significativa certamente está para além disso. Com um corpo de jurados extremamente qualificado e uma organização exemplar, o Instituto Tomie Ohtake, com o Prêmio de Arquitetura, se posiciona como um importante articulador no debate sobre as possibilidades de atuação dos arquitetos nas cidades de hoje”, declara Varella.

  • Inscrições de 29 de fevereiro a 10 de abril de 2016
  • Mais informações aqui.

Por Jessica Marques.