Philippe Parreno
Conheça um pouco sobre este artista francês
Nascido em 1964 na Argélia, mas naturalizado francês, Phillippe Parreno é um artista da atualidade muito aclamado pela crítica. Seu trabalho abrange uma diversidade de mídia, incluindo cinema, esculturas, desenhos e textos. Ele é considerado parte de um grupo muito unido de artistas europeus que vieram juntos na década de 90 – entre eles Dominique Gonzalez-Foerster, Liam Gillick, Douglas Gordon e Pierre Huyghe.
Tomando a exposição como um meio de mostrar a sua arte, Parreno redefiniu radicalmente esta experiência, explorando suas possibilidades como um “objeto” coerente e não como uma coleção de obras individuais. Para isso, ele concebe suas exposições como um espaço de roteiro onde uma série de eventos se desenrola, guiando o visitante pelas galerias e pela orquestração de som e imagem.
Seu trabalho está incluído nas coleções de muitas instituições como o Centro Georges Pompidou na França; Museu do século XXI de arte contemporânea em Kanazawa no Japão; O MoMA de nova York; Museu de Arte Moderna de Paris, na França entre outros grandes museus pelo mundo.