Conteúdo Principal do Site

Referências Nordestinas e o Design Brasileiro

A junção do trabalho dos Irmãos Campana com o artesão Espedito Seleiro

Compartilhe:
Referências Nordestinas e o Design Brasileiro

A coleção Cangaço traz na lembrança toda uma tradição usada nas vestimentas de Lampião, Corisco e seus cangaceiros. O couro ornamentado está presente na nova coleção dos Irmãos Campana em parceria com o artesão coureiro Espedito Veloso.

6

Humberto Campana, Espedito Seleiro e Fernando Campana/ Fonte: Reprodução

No ano de 2011 a obra do mestre coureiro foi reconhecida pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural. Em seu atelier na cidade de Nova Olinda no sul do Ceará, Espedito faz um trabalho riquíssimo em detalhes de cores, grafismo e textura numa produção manual e de poucos exemplares. Essas peculiaridades chamaram a atenção dos irmãos Campana que criaram a coleção Cangaço.

2

Fonte: Reprodução

Composta inicialmente por cadeira, poltrona, sofá e espelho que são produzidos em série limitada. A estrutura das peças é sempre “vestida” com o couro colorido – nos assentos, os recortes deixam entrever a trama da palhinha trançada que o industrial vienense Michel Thonet ajudou a popularizar no século 19, graças ao sucesso de cadeiras como a célebre nº 14.

1

Fonte: Reprodução

3

Fonte: Reprodução

O resultado são móveis e objetos que se destacam por sua personalidade, fruto da autoria compartilhada entre os três criadores, como definiu Espedito: “Cada um de nós tem um estilo, mas se a gente misturar uma coisa com a outra, não vai ficar só o estilo do Seleiro nem do Humberto ou do Fernando, vai ficar uma mistura. Numa peça só, a gente mostra três produções. Isso que é legal!”. Um incrível mobiliário que mostra muito mais do que o trabalho de três grandes artistas, mas revela também a brasilidade e a junção de diversas culturas e influências em uma produção singular.

5

Fonte: Reprodução

Os Irmãos Campana

Curiosamente a formação de Humberto Campana é em direito, porém seu amor pela arte o fez juntar-se ao irmão Fernando Campana, arquiteto formado pela FAU-USP. Hoje a dupla de designers tem reconhecimento internacional por seus trabalhos cuja temática discute elementos do cotidiano, ou simplesmente, produtos sem nenhum valor que são transformados em peças de caráter artístico, com uma linguagem única e de uso possível.

Por Jessica Marques.