Rodapés
Como definir e escolher este detalhe
Na construção ou na reforma, em algum momento você irá se questionar: qual rodapé devo utilizar? Acredite! Não é mais como antes, hoje há várias opções.
Os rodapés são peças importantes para dar acabamento entre as paredes e o piso, além da função de proteção, ajudam a esconder pequenas imperfeições. São fabricados de vários materiais: poliestireno, aço, vidro, madeira, mármores, porcelanatos, etc. Podem combinar com o piso, sendo esta a forma mais usual e menos arriscada a erros, se você tem medo de ousar escolha essa opção. Podem também combinar com a parede e se tornarem praticamente invisíveis, ou serem um contraponto na decoração por possuírem características diferentes dos dois elementos.
A altura dos rodapés é outro dilema. Sugerimos opções de 15cm, que são muito usuais e elegantes. Vale dar atenção especial ao pé-direito (altura entre o piso e o teto) quanto maior, mais alto pode ser o rodapé.
Separamos 04 estilos pra facilitar a sua vida na hora de escolher qual a melhor opção.
01.RODAPÉS INVERTIDOS OU NEGATIVOS
Essa opção pode ser executada com cantoneiras de alumínio instaladas em vãos recuados que trazem a sensação de que as paredes estão flutuando. Este modelo deve ser pensado durante a fase de obra para que o vão seja executado antes da instalação do piso.
02. RODAPÉS EMBUTIDOS
Os embutidos podem ser combinados com as paredes ou com os pisos, mas também temos que prever um vão no reboco para que sejam instalados no alinhamento das paredes.
03 – RODAPÉS SINTÉTICOS
Eles não precisam combinar nem com o piso e nem com a parede e servem de contraponto na decoração. Essa opção possui vários modelos e cores, dos tradicionais de 10 e 12cm até os altos e com frisos. E porque não na cor preta!?
04 – RODAPÉS PASTILHADOS
Menos comuns, mas não menos elegantes que as outras opções, o rodapé feito em pastilha pode ser combinado com o piso ou algum outro detalhe da decoração.
Opções não faltam! Agora é ver qual combina mais com o seu estilo…
Por Jessica Marques.