Conteúdo Principal do Site

Salvador Dalí

05 produções incríveis deste grande artista plástico

Compartilhe:
Salvador Dalí

Nascido em 11 de maio de 1904 em Figueres, Catalunha na Espanha, Salvador Dalí sempre teve apoio da mãe para seguir sua carreira na educação artística. Em 1921 entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, em Madri, onde se tornou amigo do cineasta Buñuel e do poeta Garcia Lorca. Dalí conheceu o dadaísmo e o cubismo, mas foi após um encontro com Picasso, em 1929, que o pintor passou a integrar o movimento surrealista. Faleceu em 23 de janeiro de 1989 na sua cidade natal. Um grande artista, considerado sinônimo do movimento surrealista, Salvador Dalí não viveu só entre telas e pincéis, ele também arriscou sua criatividade no desenho de móveis, inventando peças exóticas e com fortes pitadas de humor, tanto quanto seus quadros, filmes e fotografias. Separamos 05 objetos diferentes e criativos desse grande expoente da arte surrealista.

01. Telefone lagosta

1

Fonte: Reprodução

O Telefone Lagosta é um objeto criado por Salvador Dalí em 1936 para o poeta Inglês Edward James, um grande colecionador de arte surrealista. A ideia para o objeto estranho veio numa noite, quando Dali, Edward James e amigos jantavam. Eles estavam jogando suas conchas de lagosta quando uma caiu sobre um telefone, daí surgiu a ideia para este objeto inusitado.

02. Mae West Lips Sofa

2

Fonte: Reprodução

Criado em 1937 pelo artista plástico, o sofá boca vermelha é feito em madeira e cetim, inspirado nos lábios da atriz Mae West,  nunca foi intenção de Dalí que ele fosse funcional. Também foi uma peça adquirida pelo colecionador britânico Edward James.

03.  Namoradeira Vis-à-vis de Gala

3

Fonte: Reprodução

Um sofá que inspira confiança criado em 1935, uma releitura surrealista de uma peça típica de mobiliário burgues e convencional. Esta peça traz elementos exóticos como os braços do sofá, onde de uma lado é uma mão feminina com uma jóia e o outro uma mão masculina  com um relógio, abraçando os que estão sentados.

04. Luminária Cajones

4

Fonte: Reprodução

De 1935 a luminária Cajones, tem um pé de madeira, como gravetos encaixados e com pequenas gavetas, é uma ideia já utilizada por ele na escultura Venus de Milo aux Tiroirs de onde ele tirou a inspiração para tal peça. Foi produzida na versão branca e na ebanizada e em diversas alturas.

05. Mesa e cadeiras Leda 

5

Fonte: Reprodução

A mesa e cadeiras de jantar Leda são exóticas e envolventes. Projetadas em 1937 teve como inspiração a sua obra Femme à la tête rose. A cadeira possui apenas três pernas, com pé e sapatos inclusive e é uma parceria do artista espanhol e designer de móveis Jean-Michael Frank. A mesa criada depois para fazer parte do conjunto, é apoiada em um pé que se transforma em uma mão e segura o tampo.

Por Jessica Marques