Conteúdo Principal do Site

Trepadeiras para Pergolados

As plantas ideais para esse uso

Compartilhe:
Trepadeiras para Pergolados

As pérgolas são geralmente uma extensão da área de lazer, sendo utilizadas como espaços de descanso e indo muito além apenas do aspecto decorativo. Elas podem ser construídas próximas à casa ou até mesmo no meio de um jardim. Já pensou naquele canto de lazer com bancos embaixo de uma linda pérgola com trepadeira? Temos muitas opções de plantas para deixar seu espaço harmonioso e lindo, por isso separamos alguns exemplos para facilitar a sua escolha.

Trepadeira Jade

01

Fonte: Reprodução

A trepadeira Jade pode alcançar muitos metros de altura dependendo do suporte em que se encontra. Com folhagem abundante, floresce na primavera, suas flores apresentam um brilho perolado espetacular e uma coloração entre o verde e o azul, comparadas as pedras de jade, água-marinha e esmeralda. As podas podem ser realizadas para contenção do crescimento e renovação da folhagem. A Jade aprecia umidade e calor, não sendo tolerante ao frio intenso, devendo ser cultivada em regiões de clima mais quente.

Sapatinho de Judia

02

Fonte: Reprodução

A Sapatinho de Judia é uma trepadeira muito apropriada para cobrir pergolados, pórticos e caramanchões. Sua folhagem bastante ornamental de coloração verde escuro dá destaque para suas flores de cor amarela com marrom avermelhado. Uma planta ideal para ser cultivada em pleno sol ou meia sombra.

Ipoméia-Rubra

03

Fonte: Reprodução

A Ipoméia Rubra é uma trepadeira  própria para revestir grades, treliças, cercas e pergolados. Apesar de no início parecer uma planta delicada, torna-se muito resistente após seu pleno desenvolvimento. Aprecia bastante o calor, mas também pode ser plantada em ambientes protegidos como interiores e estufas. Sua floração se estende da primavera ao outono. Ela é uma planta de baixa manutenção, bastante rústica e tolerante a podas drásticas. Indica-se a poda após o florescimento, tanto para controlar o crescimento como para estimular a próxima floração.

Primavera

04

Fonte: Reprodução

A Primavera pode ser utilizada como arbusto, cerca viva ou trepadeira. Possui folhas pequenas e lisas. Seu florescimento é abundante e suas flores são pequenas. As cores são muitas: amarela, roxa, vermelha, branca, rosa, entre outras. Oriunda do sul do Brasil, suporta muito bem o frio e as geadas, tendo boa vegetação também em áreas de altitude. Para estimular o florescimento e a renovação da folhagem são indicadas podas de formação e manutenção anuais.

Por Jessica Marques.