Conteúdo Principal do Site

Turismo Arquitetônico

05 Cidades para quem gosta de patrimônio histórico e arquitetura

Compartilhe:
Turismo Arquitetônico

As férias estão aí, e você ainda não decidiu pra onde ir? Temos algumas sugestões ótimas pelo Brasil para quem gosta de arquitetura e história.

Ouro Preto – MG 

Berço da arquitetura barroca brasileira, Ouro Preto abriga igrejas incríveis e mais de 300 anos de história. Em 1980 recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO e possui vários edifícios tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Entre os seus principais pontos turísticos estão a Igreja de São Francisco de Assis, que possui a fachada esculpida pelo mestre Aleijadinho, e o Largo de Coimbra, que fica na praça em frente a igreja, onde se encontra uma feira de artesanato que vale a pena conferir. A igreja de Nossa Senhora do Carmo também é um belo monumento a ser visitado, assim como o Museu do Oratório, a Casa dos Contos, entre outros pontos. A vida noturna da cidade também é um outro atrativo, com bares e adegas ótimas para se conhecer.

1

Fonte: Reprodução

2

Fonte: Reprodução

Brasília – DF 

Nossa capital, no Distrito Federal, também é uma interessante opção. Uma cidade planejada cujo surgimento mudou o panorama do país, tanto político como econômico. Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, nascia uma cidade sob formas inovadoras, diferente em tudo e com um impressionante conjunto arquitetônico e urbanístico a céu aberto. Em 1987, tornou-se Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e em 2008 foi escolhida a Capital Americana da Cultura, título reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Em uma votação popular foram eleitas como as 7 maravilhas de Brasília a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Templo da Boa Vontade, o Santuário Dom Bosco e a Ponte JK, porém a cidade possui ainda inúmeros locais para se conhecer.

3

Fonte: Reprodução

4

Fonte: Reprodução

Belo Horizonte – MG 

A capital de Minas Gerais possui vários locais que vale a pena conhecer. Entre eles a Praça da Liberdade, o Museu das Minas e Metais, o Mercado Central, Museu de Artes e Ofícios e não poderia faltar o Conjunto da Pampulha. O projeto arquitetônico do Conjunto Moderno da Pampulha, que compreende o Iate Tênis Clube, o Cassino onde hoje é o atual Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e a Igreja de São Francisco de Assis foram idealizados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na época em que o então prefeito da cidade, Juscelino Kubitscheck, queria um lago para a prática de esportes náuticos na região da Pampulha.

5

Fonte: Reprodução

6

Fonte: Reprodução

Salvador – BA 

Além das belezas naturais e belas praias que inspiraram músicas de Caymmi e Vinicius de Moraes, Salvador tem um circuito arquitetônico imperdível, que todos precisam conhecer! O Farol da Barra, o Forte de Santa Maria, Igreja de Santo Antônio da Barra, Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, o Mercadão e o Elevador Lacerda são alguns dos passeios incríveis que você pode fazer, e a ladeira do Pelourinho, grande expressão do Barroco Brasileiro, que faz parte da história da colonização do país e da cidade que foi a primeira capital Brasileira.

7

Fonte: Reprodução

8

Fonte: Reprodução

Olinda – PE

Pra quem já quer entrar no clima do carnaval, Olinda é o lugar ideal para se conhecer. Cerca de três meses antes da festa o carnaval de rua já começa. Agora em questão de pontos turísticos com cara de Brasil colonial não faltam opções. Os restaurantes Bodega de Veio e Casa de Noca são um dos locais onde você poderá provar os quitutes típicos do nordeste. As igrejas e mosteiros que também são ótimos exemplos da arquitetura Jesuíta, Igreja de São Bento, Igreja de Nossa Senhora da Conceição são monumentos imperdíveis, assim como o museu do mamulengo, para conhecer um pouco da cultura local, e depois, nada como uma água de coco na linda Ilha de Itamaracá.

9

Fonte: Reprodução

10

Fonte: Reprodução

 

O Brasil é um país com muitas riquezas naturais, formado por diferentes culturas e lugares que valem a pena conhecermos. Boas férias!

Por Jessica Marques.