Zaha Hadid
Um ícone da arquitetura contemporânea
Essa semana perdemos um ícone da arquitetura mundial, Zaha Hadid faleceu nesta quinta-feira dia 31 de março aos 65 anos. Ela sofria de bronquite e estava internada em um hospital em Miami quando teve uma parada cardíaca. Trilhou uma carreira impressionante marcada por obras ousadas e de forte impacto visual.
Nascida em 31 de outubro de 1950 em Bagdad, capital do Iraque, Zaha Mohammad Hadid formou-se primeiramente em matemática, pela Universidade Americana de Beirute, durante esta primeira graduação já demonstrou interesse pela arquitetura. Decidindo se dedicar a este novo curso foi estudar na Architectural Association of Londres.
Ficou conhecida por seus projetos ousados identificados com a corrente desconstrutivista. Uma tendência da arquitetura pós-moderna caracterizada pela fragmentação, pelo processo de desenho não linear.
Foi ganhadora de muitos concursos internacionais. Em 2016 tornou-se a primeira mulher a receber, pelo conjunto de sua obra, a Royal Gold Medal concedida pelo Royal Institute of British Architects (RIBA), o maior prêmio de arquitetura do Reino Unido. Além disso, foi também a única mulher a ter recebido o Prêmio Pritzker, sendo muitas vezes chamado de “o Nobel da arquitetura”.
PRINCIPAIS OBRAS
Galaxy Soho, Pequim – China (2012)
Museu Madinat, Córdova – Espanha (2012)
Heydar Aliyev Center, Baku – Azerbaijão (2012)
Opera House, Dubai – UAE (2016)
Por Jessica Marques.